"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". ________________________________________________________

segunda-feira, 19 de julho de 2010

"DATAS CÍVICAS NA EMAC"

No dia 10 de julho de 2010 (sábado) houve diversas apresentações cívicas envolvendo alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Alcino Carneiro, Alcinópolis- MS, onde muitos temas foram abordados.
Os temas “escravidão e indígenas” foram trabalhados com os alunos do 1º ano “A” e “B” nas apresentações de capoeira e a história de um indiozinho (retirando sons do próprio corpo).





















Num trabalho de equipe, os professores uniram-se para que o evento transcorresse dentro dos planejamentos. Os temas foram divididos por salas logo no início do segundo bimestre escolar. A partir daí via-se a movimentação de várias atividades, seja na produção de materiais ou na preparação das apresentações (ensaios).
Durante o tempo de preparação contei com o apoio de vários colegas de trabalho, dentre elas a professora Carina (Arte) que teve a ideia de trabalhar dentro do tema Escravidão, a capoeira. Diante da sugestão dada, foi estendido o convite à professora Edivany para coordenar a dança, pois a mesma tem domínio e sabe jogar capoeira. Diante de tanto compromisso, a mesma não mediu esforços e junto com outro aluno do 9º ano, começaram fazer ensaios com as crianças. Procurei trazer várias informações para sala de aula sobre essa dança-luta criada e desenvolvida pelos negros escravos, os sons e o instrumento musical utilizado.
O outro tema “índio” ficou com os alunos do alunos do 1º ano “B” que fizeram a apresentação da historinha de um indiozinho rimada com sons corporais, coordenada pela professora Ivanilda (Branca) de Literatura Infantil.
Como todo trabalho em seu desfecho passa por avaliações, acredito que o sucesso obtido dentro das metas foi satisfatório. No entanto, esse resultado soma-se principalmente a parceria, o trabalho em equipe entre nós trabalhadores em educação.
Obrigada, colegas de trabalho!






sábado, 17 de julho de 2010

"PRODUÇÃO ORAL"

Na sexta-feira (09/07/2010) foi entregue aos alunos do 1º ano “A” e “B” a atividade de casa, que era colorir um desenho e através dele criar uma história para contar aos colegas na segunda-feira (12/07/2010). Ao entregar a tarefa, disse que Mônica, Cebolinha e Cascão tinham ido passear no país da copa. (http://www.monica.com.br/diversao/passatem/colorir/images/colori151.gif).
Anunciei a todos que estaria filmando as histórias e as melhores seriam publicadas no blog. Na hora da apresentação nem todos os alunos conseguiram produzir a história, principalmente da sala “A”. Impressionante, é que na sala “B” dois alunos preferiram escrever a história e ler dentro das possibilidades deles.

ATENÇÃO: Por motivos técnicos ainda não consegui publicar a historinha do aluno Wendel

sexta-feira, 16 de julho de 2010

“DESTAQUES DE JULHO”

As atividades do mês de julho que valeriam pontos no placar das salas do 1º ano da Escola Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS), finalizaram na quinta-feira (14/07/2010), antes das crianças entrarem de férias. Felizes ficaram principalmente os três primeiros lugares, pois além dos pirulitos distribuídos a todos também ganharam chocolate, sendo que o 1º colocado levou como prêmio uma caixa de bombons. Desta vez ouve empates no 2º e 3º lugar do 1º ano “A”.

domingo, 4 de julho de 2010

“LEITURA - DESTAQUES DO MÊS”










Uma das estratégias criadas objetivando empolgação nos alunos do 1º ano A e B da EMAC (Alcinópolis/MS) foi uma tabela exposta em cartaz com o nome dos mesmos, onde eram registrados os pontos conquistados por eles em diferentes atividades no decorrer do mês, visando especialmente o desenvolvimento na leitura. O primeiro colocado de cada sala levaria para casa um punhado de bombons e os demais foram premiados com pirulitos, sendo maior quantidade do 2º ao 5º lugar.
No momento o conteúdo que está sendo trabalhado são palavras com a letra “D”. O animal palavra-chave para as sílabas dessa letra é o dinossauro, réptil pré-histórico extinto da face da terra. A música usada para identificar o animal é:
DINOSSAURO INTELIGENTE
(Música: Pirulito que bate, bate)
Ele é grande e muito lento,
De pertinho ninguém vê.
Dinossauro inteligente
Só se vê lá na TV.
A atividade que marcaria a finalização da pontuação do mês era decifrar quatro palavras através dos numerais indicados no folheto de 101 sílabas numeradas, criado especialmente para leitura e formação de palavras. A escrita e a leitura (individual) deveriam ser corretas, sendo assim marcariam um ponto por palavra. Se houvesse empate na pontuação tinha mais duas palavras para favorecer o desempate utilizando os mesmos critérios.Os vencedores do mês de junho que levaram um punhado de bombons foram: Heryck do 1º ano “A” e Janayna do 1º ano “B”. Na sala matutina teve de recorrer à prova de desempate, onde poderão observar através das imagens das atividades dos alunos Heryck e Eduardo César. Já entre os alunos que lideravam a pontuação da sala matutina, a aluna Janayna tinha 3 pontos na frente do aluno Wendel (2º colocado) quando participaram da última atividade.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

“IPÊ NO INVERNO”






O inverno é uma estação que caracteriza temperaturas climáticas amenas. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste são consideradas a menos chuvosa do ano no que se refere à distribuição de chuvas. O principal sistema meteorológico é a frente fria.
Nesta estação, a atividade proposta aos alunos do 1º ano A e B da Escola Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS), era produzir um desenho de uma árvore comum em Mato Grosso do Sul, o “IPÊ”. Geralmente a flora começa no mês de junho e vai até setembro/outubro. Os primeiros a florirem na nossa região são os ipês-roxos, depois os ipês-amarelos...
Como o objetivo do projeto desenvolvido nas referidas salas é voltado para o Meio Ambiente, nada mais justo do que a escolha dessa linda árvore, principalmente nas estações de inverno e primavera em que as mesmas ficam repletas de flores deixando a paisagem mais exuberante.
A atividade começou com a explanação das características da estação e da árvore em estudo sem mencionar o nome da mesma. Os alunos receberam a folha com trecho de um poema que citava o nome da árvore duas vezes, sendo uma delas especificando a cor da flor. Ouviam a leitura com ênfase no nome da árvore, por três vezes consecutivas. Em seguida o trecho do poema foi escrito na lousa com o auxílio dos alunos na leitura das palavras que já conseguem identificar ou letras de algumas palavras destacadas. Mas uma vez foi feita a leitura com visualização na lousa.
O objetivo era fazer os alunos conseguirem decifrar o nome da árvore após as leituras com as seguintes pistas:
– O nome possui três letras, 2 vogais e 1 consoante;
– A palavra começa com a 3ª vogal;
– Possui acento circunflexo.
Quando decifravam, circulavam a palavra e faziam a leitura individual. Se o aluno conseguisse encontrar as duas palavras com a leitura correta, marcariam 3 pontos, se encontrassem 1 palavra e a leitura fosse correta, obteriam 2 pontos e se não dessem conta de ler a palavra, marcaria apenas 1 ponto. Após essa etapa eles eram livres para elaborar o desenho, onde o destaque teria de ser a grande árvore “IPÊ-ROXO”.
A atividade foi desenvolvida no dia 29 de junho e foram selecionados os quatro melhores desenhos de cada sala.