"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". ________________________________________________________

terça-feira, 31 de agosto de 2010

"DESTAQUES DE AGOSTO"

Os alunos do 1º ano “A” e “B” da EMAC tiveram considerável avanço na leitura deste mês. As atividades exigidas composta por várias palavras complexas não foram barreiras para a maioria das crianças. Muitas das palavras faziam parte dos rótulos trazidos por eles para montar o "Mercadinho Faz de Conta".
A competição entre eles vem crescendo a cada mês, o desejo de levar a caixa de bombons e de bis tem aguçado bastante, pois tudo que lhes propõe a pergunta sempre é a mesma: “- Vale ponto professora?”. Se a resposta é afirmativa, ficam mais atentos para não errar e acumular pontos.

Como forma de chamar atenção sobre o zelo pelo material, o compromisso e o capricho na execução das atividades, todos são avaliados de 0 a 10 pontos para entrar na somatória final. Este é mais um dos combinados colocados em ação.

Os alunos que conseguiram melhores pontuações na sala "A" foram:




Sala "B"

domingo, 29 de agosto de 2010

“Rótulos na sala de aula”

“MERCADINHO FAZ DE CONTA” – 1º ano “A” e “B” - EMAC
Uma das atividades bem participativa depois das férias foi brincar de mercado, onde os alunos traziam de casa rótulos de embalagens para fazer leitura e fixar nos cartazes que no nosso “faz de conta” eram as prateleiras. Foram construídos dois cartazes no período de duas semanas. O combinado era não repetir nenhum rótulo no cartaz, para isso eles observavam e faziam a leitura. Quando detectavam algum produto que já estava exposto, descartavam o novo. O curioso é que tem um produto repetido, pois a aluna que trouxe convenceu que era diferente uma palavra, ou seja, o sabor do salgadinho não era o mesmo. Eles conseguiram ler as palavras churrasco e presunto e decidiram que tinha de ficar as duas embalagens.















Em cada rótulo eram retiradas várias palavras para serem escritas na lousa e fazerem a leitura. Por exemplo, no rótulo em que está repetido foram retiradas as palavras: gordura, salgadinho, milho, sabor, churrasco e presunto.

À medida em traziam as embalagens, tornavam-se leitores mais habilidosos e eu sempre estou instigando os alunos quando for ao mercado com a família, pedir um tempo para fazer leitura de alguns produtos das prateleiras. O resultado tem sido satisfatório, pois chegam contando histórias interessantíssimas.

Várias outras atividades estão sendo planejadas em cima dos rótulos principalmente nas áreas de conhecimento de Língua Portuguesa, ciências e Matemática.
Outro combinado é vender os produtos aos outros professores que entram na sala, porém tem de ler o nome do produto para oferecer. Esta atividade ainda não está sendo executada, pois não fixei os valores nos produtos.