“MERCADINHO FAZ DE CONTA” – 1º ano “A” e “B” - EMAC
Uma das atividades bem participativa depois das férias foi brincar de mercado, onde os alunos traziam de casa rótulos de embalagens para fazer leitura e fixar nos cartazes que no nosso “faz de conta” eram as prateleiras. Foram construídos dois cartazes no período de duas semanas. O combinado era não repetir nenhum rótulo no cartaz, para isso eles observavam e faziam a leitura. Quando detectavam algum produto que já estava exposto, descartavam o novo. O curioso é que tem um produto repetido, pois a aluna que trouxe convenceu que era diferente uma palavra, ou seja, o sabor do salgadinho não era o mesmo. Eles conseguiram ler as palavras churrasco e presunto e decidiram que tinha de ficar as duas embalagens.
Uma das atividades bem participativa depois das férias foi brincar de mercado, onde os alunos traziam de casa rótulos de embalagens para fazer leitura e fixar nos cartazes que no nosso “faz de conta” eram as prateleiras. Foram construídos dois cartazes no período de duas semanas. O combinado era não repetir nenhum rótulo no cartaz, para isso eles observavam e faziam a leitura. Quando detectavam algum produto que já estava exposto, descartavam o novo. O curioso é que tem um produto repetido, pois a aluna que trouxe convenceu que era diferente uma palavra, ou seja, o sabor do salgadinho não era o mesmo. Eles conseguiram ler as palavras churrasco e presunto e decidiram que tinha de ficar as duas embalagens.
Em cada rótulo eram retiradas várias palavras para serem escritas na lousa e fazerem a leitura. Por exemplo, no rótulo em que está repetido foram retiradas as palavras: gordura, salgadinho, milho, sabor, churrasco e presunto.
À medida em traziam as embalagens, tornavam-se leitores mais habilidosos e eu sempre estou instigando os alunos quando for ao mercado com a família, pedir um tempo para fazer leitura de alguns produtos das prateleiras. O resultado tem sido satisfatório, pois chegam contando histórias interessantíssimas.
Várias outras atividades estão sendo planejadas em cima dos rótulos principalmente nas áreas de conhecimento de Língua Portuguesa, ciências e Matemática.
À medida em traziam as embalagens, tornavam-se leitores mais habilidosos e eu sempre estou instigando os alunos quando for ao mercado com a família, pedir um tempo para fazer leitura de alguns produtos das prateleiras. O resultado tem sido satisfatório, pois chegam contando histórias interessantíssimas.
Várias outras atividades estão sendo planejadas em cima dos rótulos principalmente nas áreas de conhecimento de Língua Portuguesa, ciências e Matemática.
Outro combinado é vender os produtos aos outros professores que entram na sala, porém tem de ler o nome do produto para oferecer. Esta atividade ainda não está sendo executada, pois não fixei os valores nos produtos.
AMEI ESSE TRABALHO!PARABÉNS!
ResponderExcluir