"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". ________________________________________________________

domingo, 19 de setembro de 2010

LEITURA EM PARCERIA

Começou nesta terça-feira (14/09/2010) e quinta-feira (16/09/2010), a leitura nos livrinhos de historinha pelos alunos do 1º ano “A” e “B” da Escola Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS).

Na hora da leitura é importante levar em consideração o tempo e para que todos os alunos façam suas leituras no mesmo momento, conto com o apoio do projeto de Língua Portuguesa da professora Edivany desenvolvido por ela com 9º ano e pela professora Lílian com 7º ano, onde cada educando das referidas salas adotam um do 1º ano para ouvir e auxiliar nas dificuldades existentes.

As crianças demonstraram grande interesse e compromisso na nova proposta de leitura, que é ler um livrinho por semana para os alunos das salas já citadas.

Com intuito de alcançar melhor desempenho, os livros são entregues com três dias de antecedência aos alunos, que levam para casa a fim de obterem maiores habilidades na leitura.
Essa parceria de professores e alunos de salas diferentes só vem somar positivamente o crescimento principalmente dos alunos do 1º ano. Antecipadamente quero agradecer cada um de vocês, pelo respeito e valor que prestam a estas crianças que estão começando a decifrar e codificar a nossa tão complexa língua portuguesa.


Obrigada, a todos vocês!
Profª Valdeca.

domingo, 12 de setembro de 2010

“Gincana Educativa 2010”

Mais uma ação do PDE cumprida na Escola Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS) ocorrida nesta sexta-feira, 10 de setembro.






































































As provas da gincana desta vez foram elaboradas por cada professor de acordo com as salas de atuação, ficando na responsabilidade da comissão apenas a organização e a colaboração na execução das mesmas.
Enquanto membro da comissão creio ter sido uma experiência sábia, mas que em futuras gincanas precisa refletir sobre algumas falhas, por exemplo, o professor autor da prova seja também o executor da mesma.
As provas em sua maioria estavam voltadas para as seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Sendo professora regente do 1° ano, procurei transpor atividades cotidianas de sala de aula para a competição e apliquei três provas:
1. Formando palavras através do folheto numerado.
Cada equipe deverá apresentar dois componentes do 1º ano para decifrar 4 (quatro) palavras que estarão representadas sob numeração. Para a realização da prova serão utilizados os folhetos de 237 sílabas numeradas que os alunos fazem leitura e manuseiam todos os dias em atividades diárias.
Como exigência, o (a) aluno (a) deverá utilizar o folheto citado acima, decifrar cada sílaba através dos numerais indicados, escrever as palavras em folha apropriada para a prova e fazer leitura correta das mesmas. A leitura terá de ser sigilosa para que os outros membros não sejam favorecidos.
Vencerá a equipe com maior quantidade de acertos. Pontuação: 1º lugar: 30 pontos; 2º lugar: 25 pontos; 3º lugar: 20 pontos.

2. Montando os numerais na ordem crescente e decrescente.
Cada equipe deverá apresentar dois componentes para montar os numerais (1 a 9) nas ordens crescente e decrescente. No entanto, deverá determinar o componente que montará cada ordem dentro de cada equipe.
Serão pontuadas as equipes conforme o término das montagens. Pontuação: 1º lugar: 20 pontos; 2º lugar: 15 pontos; 3º lugar: 10 pontos.

3. Montando quebra-cabeça (Animais da trilha)
Cada equipe deverá apresentar um integrante para montar um quebra-cabeça (12 peças) com uma espécie de animal (jacaré/jabuti).
Serão pontuadas as equipes conforme a quantidade de acertos e montagens no tempo previsto de 8 minutos. Pontuação: 1º lugar: 20 pontos; 2º lugar: 15 pontos; 3º lugar: 10 pontos.
Os alunos tiveram participações em outras provas elaboradas por outros professores. Como toda atividade ligada ao lúdico fica mais atrativa, essas com certeza valeram muito para a garotada que estavam numa alegria intensa contagiada pela competição.
Fica aqui a imagem de companheirismo do grupo comissão organizadora. Obrigada a todos!