"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". ________________________________________________________

quarta-feira, 9 de junho de 2010

"TRILHA ECOLÓGICA DE PERCEPÇÃO"

Apresentação:

O projeto ¨Trilha Ecológica de Percepção", 2ª edição na Escola Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS), está voltado principalmente para questão ambiental e teve seu início na semana do Meio Ambiente, precisamente no dia 01 de junho de 2010 com os alunos do 1º Ano A e B.
Tudo começou com uma atividade atraente, que desperta interesse e desejo de desvendar no aluno. Foi montada uma trilha no pátio da escola, onde os alunos percorriam observando minuciosamente na tentativa de descobrirem exemplares de animais camuflados entre folhas secas, verdes, grama, cocos secos, pedras, árvores e outros.
A partir daí, os protagonistas gradativamente no decorrer dos trabalhos, passarão a conhecer quais os direitos dos animais, como devemos cuidar deles, o habitat, os mais ameaçados de extinção, o papel fundamental do homem em garantir a sobrevivência dos animais no Planeta, através de uma relação de respeito e amor, as características: selvagens, domésticos, mamíferos, vertebrados, invertebrados.
Projeto interdisciplinar que abrange as seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. As atividades serão desenvolvidas na sua maioria em sala de aula, tendo como apoio pedagógico a sala de tecnologias e em determinados momentos poderão ser usados espaços como: pátios, quintais, ambientes que expressam melhor a natureza.
No decorrer do projeto, ideias novas poderão aparecer, dúvidas surgirão, dificuldades serão detectadas. O projeto começará a trilhar por vários caminhos em busca da aprendizagem, visando explorar e sanar as dificuldades encontradas no cotidiano. Vários assuntos serão abordados e dentro do contexto “animais”, serão usados principalmente músicas, que a princípio as crianças aprenderão cantar e os textos das mesmas lhes servirão de conteúdo de leitura para identificação das letras, suas junções e automaticamente aprenderem ler, escrever e interpretar.
No final do projeto a trilha poderá ser refeita com maior complexidade, pois os alunos já são conhecedores da atividade e não precisarão de desenhos para leitura visual, já saberão ler e interpretar informações.



Um comentário:

  1. Valdenir...
    Parabéns pelo belo trabalho, tanto de educação infantil como de divulgação via web... é motivacional e lindo...

    Thania Suely

    ResponderExcluir